Apagando arquivos antigos no Red Hat Enterprise Linux 5

Muito tenho visto sobre pessoas com problemas de diretórios cheios de arquivos antigos, seja por backups automáticos ou logs, e que tem problemas para manter seu sistema sempre redondo e principalmente com espaço em disco. Algumas ferramentas são bem específicas quanto à resolução do problema. Pesquisando um pouco mais vi uma ferramenta fácil e bem interessante de se usar que é a tmpwatch. Logo abaixo cito um exemplo muito simples de verificação e execução de um diretório com a ferramenta:

# tmpwatch -umc 30 /var/cache/logwatch

O comando acima verifica o diretório do logwatch, uma ferramenta que verifica logs do sistema e que enviam mensagens para o root ou outro usuário de acordo com sua configuração. Em alguns sistemas o logwatch tem problemas para apagar automaticamente seus logs gravados em cache, o que pode encher o diretório /var, que em alguns servidores pode ser bem limitado.

Caso deseje saber o que vai acontecer no comando você pode adicionar a opção -t, que vai testar a execução, bem como a opção -v que vai jogar o verbose do comando na tela para que você veja o que foi produzido.
Forte Abraço!

Anúncios

Um pensamento sobre “Apagando arquivos antigos no Red Hat Enterprise Linux 5

  1. Diogo disse:

    Parabéns pelo blog, muito clean a aparência, e muito direto, da forma que gosto!!! Continue com esse excelente trabalho!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: