Instalando Linux em máquinas limitadas

Existem algumas distribuições Linux para desktop excelentes que são desenvolvidas para trabalhar com hardware antigo. Por exemplo, o Puppy Linux é uma grande escolha para transformar um PC antigo em uma estação de trabalho segura e fácil de utilizar com processador de texto, email e navegação web.
[ad#adposts]

Contudo, existem muitas máquinas ainda que são um pouco melhores para algo tão limitado como o Puppy, mas que ainda não são tão potentes o suficiente para rodar uma das maiores distribuições. Estou falando de máquinas com mais ou menos 256MB-512MB de memória e uma CPU em torno de 600MHZ. Nestas situações estou aqui recomendando a construção de uma instalação mínima da última versão do Debian. A vantagem é que você vai estar com uma distribuição Linux completamente atualizada e ainda um Debian padrão disfarçadamente. Assim como uma instalação real do Debian, ele lhe proporcionará segurança com todas as atualizãções que podem ser feitas nos softwares padrões.
[ad#adposts]

É algo muito fácil de se fazer, e tudo o que você precisa é de uma máquina antiga e uma conexão com a internet. Você pode comeãr com a Instalação Debian netinstall (Para um PC, você vai precisar da imagem i386 de 150MB). Uma vez gravada a imagem, dê o boot pelo CD e inicie a instalação, procedendo como se fosse uma instalação normal até chegar na tela de seleção de pacotes. Aqui, DESMARQUE a opção “desktop workstation” deixando como está a figura abaixo e continue.

Preste atenção aqui, você precisa dizer ao instalador para não instalar o ambiente Desktop (Desktop Environment).
[ad#adposts]

Após completada a instalação e o reboot, você deverá ter uma distribuição Linux completa com linha de comando, suporte a rede e algumas ferramentas básicas de administração. Para algumas pessoas, a ferramenta mais importante é o Aptitude, um instalador de pacotes em modo texto que parece um utilitário antigo do DOS. Pressione Ctrl+T para ativar o menu e então use o cursor para navegar pela opção pesquisa. Você pode então usar a interface para procurar por pacotes e selecioná-los para instalação. Eu recomendo instalar o XFCE, o browser Firefox, o ALSA que controla o sistema de som, AbiWord que é o processador de texto e o XDM que é o gerenciador de login. Selecione install, espere um pouco e reinicie novamente. Pronto!

Um desktop simples e funcional consiste em todas as ferramentas que as pessoas mais precisam.   🙂

[ad#adposts]
fonte: http://www.linuxjournal.com/content/slimline-debian-install-its-easier-you-might-think
tradução: Humberto Júnior

Anúncios

Um pensamento sobre “Instalando Linux em máquinas limitadas

  1. Alan J Markus disse:

    Uma boa pedida para quem quizer implantar em máquinas mais antigas e nos atuais netbooks é o UBUNTU Netremix. Ele foi desenvolvido especialmente para netbooks e usuários leigos em linux, fornecendo uma interface fácil e leve.
    Site do netremix: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download-netbook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: